23 setembro 2009

Etnia e Cultura

Grupo étnicos




Um grupo étnico é um grupo de pessoas que se identificam com umas como outras , ou são identificadas como tal por Terceiros, com base em semelhanças culturais ou biológicas, ou ambas, reais ou presumidas.Tal como os conceitos de Raça e Nação , o de etnicidade desenvolveu-se no contexto da expansão colonial Europeia, quando o mercantilismo eo capitalismo promoviam Movimentações globais de populações ao mesmo tempo que as fronteiras dos estados eram Definidas mais clara e rigidamente.

No século XIX, os estados modernos, em geral, procuravam legitimidade reclamando uma representação de nações.

Os grupos étnicos às vezes são Sujeitos às atitudes e às ações preconceituosas por parte do Estado ou por seus membros.



Cultura

A delimitação cultural de um grupo étnico, com respeito aos grupos culturais de fronteira, se faz dificultosa para o etnólogo, em especial No tocante a grupos humanos altamente comunicados com seus grupos vizinhos. Elie Kedourie é talvez o autor que mais tenha aprofundado uma análise das diferenças entre etnias e culturas.

Geralmente se percebe que os grupos étnicos compartilham uma origem comum, e exibem uma continuidade no tempo, apresentam uma noção de história em comum e projetam um futuro como povo. Isto se alcança Através da transmissão de geração em geração de uma linguagem comum, de valores, tradições e, em vários casos, instituições.

Embora em várias culturas se mesclem os fatores étnicos e os políticos, não é imprescindível que um grupo étnico conte com Instituições Próprias de governo para ser considerado como tal. A soberania portanto não é definidora da etnia, mas se admite uma Necessidade de uma certa projeção social comum.

4 comentários: